Voltar

A Importância do Método de Extração Soxhlet no laboratório

Enfatizamos a importância do Extrator Soxhlet, assim como seu funcionamento e eficiência do método.

Em 1879 Franz Von Soxhlet inventou um extrator que foi originalmente desenvolvido para a extração de lipídeos em um material sólido e a esse equipamento foi dado o nome de Extrator Soxhlet. Este aparelho, que faz parte das vidrarias de laboratório, utiliza refluxo de solvente em um processo intermitente. A amostra não fica em contato com o solvente e a quantidade de solvente utilizada neste método deve ser maior do que a quantidade do composto que está sendo extraído.

Apesar do método Soxhlet ter sido criado para extração de lipídeos, este método não se limita somente a esta finalidade. É, também, bastante utilizado na extração de óleos essenciais.

 

Estrutura do Soxhlet

Esse sistema é composto por um reservatório de vidro com tubo lateral, que fica entre um condensador (parte superior) e um balão (parte inferior).

Funcionamento do Soxhlet

O funcionamento se inicia com a introdução da amostra, moída e colocada em um cartucho extrator de celulose * (este cartucho, após os procedimentos de pesagem e secagem, deve será colocado no Extrator Soxhlet). A extração acontece com o uso de solvente que fica no balão e é aquecido por uma manta aquecedora.

Este solvente evapora, e através do condensador ocasiona o refluxo, que é condensando na parte central do Soxhlet , As gotas que resultam caem sobre o cartucho extrator de celulose e enchem o reservatório, que leva o solvente de volta para o balão juntamente com as substâncias solúveis da amostra contidas no filtro, o ciclo vai sendo retomado até o término da extração (é importante para conseguir a uma amostra mais concentrada e com a quantidade ideal extraída para dar continuidade à análise).

Equipamento Extrator Soxhlet

Com o avanço da tecnologia, hoje podemos utilizar o equipamento extrator Soxhlet, que possui o mesmo aparato de vidrarias, porém com a vantagem de um melhor controle (Ex: Controlador de temperatura microprocessado, com sistema PID, Sensor PT100, etc.) e podendo realizar a extração de várias amostras ao mesmo tempo (sistemas independentes)

Eficiência do Método

A eficiência do método Soxhlet depende de alguns fatores:

  • Características do material a ser extraído
  • Polaridade do solvente
  • Ligação dos lipídeos com outros componentes (interferentes)
  • Tamanho das partículas (deve ser finamente moída)
  • Umidade da amostra (deve passar por secagem em estufa)
  • Velocidade de refluxo (velocidade de gotejamento de 4 a 5 gotas por segundo)
  • Quantidade relativa de solvente (normalmente quatro vezes o volume do composto)

Vantagem do método

No método de extração Soxhlet a decomposição dos lipídeos na amostra é evitada, porque a amostra não fica em contato direto com o solvente em ebulição.

* Cartucho Extrator de Celulose

Fabricado em pura celulose, poroso e com tamanhos diferentes para se adequar a necessidade da análise, sua principal aplicação é a retenção de sólidos com a ajuda de solventes;

Produtos Relacionados ao assunto

Marcelo
Marcelo
http://www.ralvlab.com.br

1 comentário

  • Excelente artigo sobre o extrator Soxhlet! A explicação clara e objetiva sobre o funcionamento e as aplicações desse equipamento é de grande valia para estudantes e profissionais da área. A inclusão de diagramas e exemplos práticos facilita ainda mais a compreensão. Parabéns!

Os comentários estão fechados.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência. Política de Privacidade